o meirinho do assentista

notas sobre genealogia online

16 de maio de 2007

Arquivo da Universidade de Coimbra coloca online mais de um milhão de documentos

Retirado de: Campeão das Provincias Online
Escrito por Geraldo Barros
15-Mai-2007

Em breve o Arquivo da Universidade de Coimbra vai disponibilizar online cerca de 21 mil fichas de livros notariais e mais de 13 mil livros paroquiais, um acervo que data desde o séc. XV e que abrange todos os concelhos do distrito de Coimbra.
No âmbito do projecto “Digitalizar para divulgar e preservar o conhecimento”, apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através do Programa Operacional POS-Conhecimento, o Arquivo da universidade está já a proceder à digitalização de todos estes documentos.
Afigurando-se como um projecto inédito em Portugal, que permitirá ajudar a preservar documentos que fazem parte do património nacional, esta acção vem facilitar investigações históricas e agilizar o acesso do público em geral a estes dados. Até meados de 2008 vão ser disponibilizados para consulta online mais de um milhão de documentos existentes nos núcleos documentais da Universidade.
Os tradicionais ficheiros em papel, de consulta apenas presencial e durante os períodos de funcionamento do Arquivo, vão ser convertidos em ficheiros em suporte informático, possibilitando um acesso fácil, rápido e conveniente, a qualquer pessoa, no país ou no estrangeiro, a qualquer hora do dia. Esta é ainda uma forma de preservar os documentos originais uma vez que se reduz a sua exposição.
Entre a informação disponibilizada consta, por exemplo, os registos de nascimentos, casamentos e óbitos (no caso dos documentos paroquiais) e o catálogo de todos os registos notariais, realizados nos cerca de 20 concelhos do distrito de Coimbra, desde 1459 até aos nossos dias.
Óptimas notícias que vão atirar as pesquisas dos meus Pedroso de Vila Nova de Poiares para a gaveta até meados de 2008.

Aguardam-se novidades dos restantes arquivos distritais.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial