o meirinho do assentista

notas sobre genealogia online

18 de maio de 2007

Scanstone - Registos Paroquiais Online

Os biliões de nomes registados em microfilme pela LDS estão a ser digitalizados num projecto que tem o nome "Scanstone".


Um conjunto de recursos de software/hardware permitirão converter toda a colecção de microfilmes da Igreja de UTAH em imagens digitais. O objectivo é tornar possível a consulta dos registos de qualquer parte do Mundo, através da Internet.

Como funciona o processo, os rolos são carregados numa série de scanners, que transformam os fotogramas de cada microfilme em ficheiros de filme contínuo. Esses ficheiros são tratados por software próprio que analisa diversos parâmetros de qualidade das imagens e vai extraindo cada frame do filme de modo a obter uma imagem (JPEG) por cada página do livro anteriormente em microfilme.

Estas imagens serão depois colocadas em DVDs ou discos rígidos, como forma de armazenamento.

O processo não termina aqui, pois há já voluntários a tratar estas imagens de modo a produzir índices, alguns já disponíveis em http://familysearch.org (Censos de 1880 U.S., 1880 Canada e 1881 Britânicos).

Tive oportunidade de me inscrever como voluntário para ficar a conhecer melhor este processo, que está muito bem idealizado. É necessário efectuar o registo neste site: http://familysearchindexing.org/ e fazer download que um pequeno programa que nos disponibiliza imagens por tratar. Paralelamente, registamos os dados visionados num formulário, permitindo assim a construção de um indice que no final é submetido à LDS.



Julgo que no caso Europeu, devido ao menor número de pessoas disponíveis para esta última etapa, a LDS apenas tomará a iniciativa de entregar os DVDs às entidades oficiais de cada país para que estes providenciem um método eficaz de os tornarem disponíveis na Internet.

Em Portugal julgo que serão os arquivos distritais (e em alguns casos a TT) a colocarem estas imagens disponíveis, veja-se o caso do Arquivo Distrital do Porto que tem tentado ser pioneiro neste capítulo. Entretanto, o Arquivo da Universidade de Coimbra anunciou esta semana a disponibilização de todo o seu acervo paroquial durante 2008.

Não devemos contudo afastar a hipótese, de a LDS também os tornar disponíveis pelos seus próprios meios.

Ainda sobre o papel das entidades nacionais, sinceramente veria com bons olhos que a Torre do Tombo ficasse responsável pela disponíbilização de todos estes conteúdos, o site TT Online é bem mais fiável que o do ADP. A vertente de escala é nestes projectos essencial, não chega implementar um sistema de informação que permita pesquisar em 10000 registos sabendo que poderemos ter 1 bilião num futuro não muito distante, e quantas pessoas estarão "agarradas" a esse site quando tiverem os paroquiais disponíveis na Internet ? Pela experiência que tenho da utilização dos dois sites sentir-me-ia mais confiante se os conteúdos estivessem no site da Torre do Tombo.

Referências:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial